Uma ideia revolucionária

Água a ferver na torneira da sua cozinha? Em 1970, a ideia era bastante absurda, mas atualmente o sistema Quooker está a conquistar o mundo. Eis o que aconteceu.

A história da Quooker começou em 1970. Henri Peteri, nascido em Roterdão, trabalhava para a Unilever e, quando estava de visita à sede da empresa em Londres, teve uma ideia que mudaria a sua vida para sempre. Foi durante a apresentação de uma sopa instantânea. Estavam a mostrar como se podia dissolver a sopa em água a ferver em apenas cinco segundos. "E para isso é preciso aquecer a água durante cinco minutos?", pensou Peteri. "Isso é uma estupidez! Porque não podemos ter água a ferver na torneira misturadora das nossas casas?" Quando chegou a casa, Peteri desceu à cave para desenvolver um protótipo da primeira torneira de água a ferver do mundo. Isso levou muito tempo e custou-lhe muito dinheiro. Mas quando o primeiro modelo foi fabricado, Peteri vendeu-o a amigos e conhecidos, que ficaram muito entusiasmados. Quando as pessoas experimentavam a torneira Quooker, não conseguiam viver sem ela.

Depois de o seu filho Niels terminar os estudos e se juntar ao pai, a ideia transformou-se num produto. Em 1992, foi apresentada a primeira Quooker ("panela rápida"), a Quooker Basic. A partir do momento em que o filho Walter se juntou à empresa, a Quooker começou a ganhar peso no mercado. A partir do ano 2000, as coisas começaram a avançar a sério. A torneira de água a ferver tornou-se um sucesso nos Países Baixos. Em 2004, foi exportado o primeiro lote de Quookers para o estrangeiro.

Atualmente, a Quooker fabrica 300 000 torneiras Quooker por ano, tem mais de 2000 revendedores, o volume de negócios duplica de dois em dois anos e dispõe de fábricas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Hong Kong, Irlanda, Israel, Itália, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suíça e Portugal. Este é o resultado de anos de desenvolvimento, testes e inovação técnica.

O objetivo dos irmãos Peteri foi sempre o de produzir um produto mais sustentável, com pouco consumo energético e de melhor qualidade. Atualmente, gerem uma empresa de sucesso internacional. Mas, seguindo o espírito do seu falecido pai, continuam a inovar.

Niels Peteri: "O facto de cada vez mais pessoas estarem a adotar as torneiras Quooker como uma ferramenta indispensável na cozinha moderna reflete-se nas vendas, que estão a disparar. Estamos muito orgulhosos disso. No entanto, não tencionamos descansar sobre os louros. Queremos continuar a inovar. Por exemplo, desenvolvendo os nossos próprios meios de produção, o que nos permite encontrar soluções originais."

A Quooker está prestes a conquistar o resto do mundo. A ambição: fornecer água a ferver ao maior número possível de cozinhas privadas, de forma inteligente e responsável. Para o conseguir, a Quooker tem 300 pessoas em Ridderkerk, nos Países Baixos, a trabalhar em novas ideias técnicas e soluções de design para tornar as torneiras ainda mais eficientes, mais fáceis de usar e mais atraentes.

Uma história de inovação